Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
Sha´ul pregava contra o cumprimento da Torah, chamando a Torah de maldita e amaldiçoando aqueles que estavam debaixo da Torah.
Todos quantos, pois, são das obras da Torah estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Torah, para praticá-las. E é evidente que, pela Torah, ninguém é justificado diante de Elohim, porque o justo viverá pela fé. Ora, a Torah não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. O Ungido nos resgatou da maldição da Torah, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)” Gl 3.10-13.
Interpretação Comum
Sha´ul pregava contra o cumprimento da Torah, chamando a Torah de maldita e amaldiçoando aqueles que estavam debaixo da Torah. O Ungido nos resgatou da maldição da Torah, por isso quem cumpre a Torah, é maldito.
Refutação:
O que Sha’ul fala aqui é a respeito do legalismo, e das obras do legalismo. O que é legalismo? É o cumprimento da Torah sem fé, e isso leva a cumprir a Torah mecanicamente e a interpretações completamente pesadas e sem sentido da Torah. O legalismo é algo terrível, como podemos ver nos evangelhos. Por exemplo, imagine que alguém tenta “burlar” a lei sem trangredí-la. O texto bíblico manda não adulterar, porém a pessoa mantém relações sexuais com seu cônjuge imaginando outra pessoa. Essa pessoa imagina assim não estar pecando, pois não adulterou de verdade. Isso é legalismo, pois a verdadeira interpretação do mandamento de não adulterar é explicado por Ieshua quando ele diz que até mesmo olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou.
A Torah pode trazer maldição, mas ela é maldita? De forma alguma! Como Sha’ul mesmo disse, a Torah é santa; e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7.12). Mas então o que é “maldição da Torah”? É a maldição pelo não cumprimento da Torah. Como está escrito:
“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes
os mandamentos do IHVH, vosso Elohim, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do IHVH, vosso Elohim, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes” Dt 11.26-28.
Então fica bem claro contra o que Sha’ul pregava: legalismo!!! O legalismo leva a um cumprimento incorreto da Torah, e o cumprimento incorreto é a mesma coisa que a transgressão da lei, e a transgressão da lei traz a maldição.
Outro texto muito usado é:
“De maneira que a Torah nos serviu de aio para nos conduzir ao Ungido, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio” Gl 3.24,25.
A palavra “aio” quer dizer “tutor“. O único caminho que o homem tinha para seguir era o cumprimento da Torah. Ora, a Torah mostra o quanto o homem é falho, pois sendo um espelho do caráter de D-us e reflexo de Sua santidade, o homem consegue enxergar as suas limitações, e isso nos leva ao Mashiach (Messias), que com sua obra cobre todas as nossas limitações perante o Eterno, e por isso agora não precisamos mais morrer por causa da transgressão da Torah que é natural ao homem, pois somos justificados pela fé em Ieshua que apaga essas transgressões, porém a Torah é santa, e o mandamento, santo, justo, e bom; e segundo o próprio Eterno, é perpétuo. Então não mais nos justificamos no cumprimento da Torah, porém ainda devemos obedecê-la. Por que? Porque ela nos mostra o que é pecado aos olhos do Eterno:
“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a Torah, porque o pecado é a transgressão da Torah” I Jo 3:4.
O próprio texto bíblico mostra que Sha’ul, como um judeu e fariseu (Fp 3.5) cumpria a Torah e seguia a tradição dos antepassados:
“Uma vez em Roma, foi permitido a Sha´ul morar por sua conta, tendo em sua companhia o soldado que o guardava. Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos” At 28.16,17.
E
“Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na Torah de Elohim” Rm 7.22.
Ainda:
“Sabemos, porém, que a Torah é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo” I Tm 1.8.
E também:
“No dia seguinte, Sha´ul foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram. E, tendo-os saudado, contou minuciosamente o que Elohim fizera entre os gentios por seu ministério. Ouvindo-o, deram eles glória a Elohim e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da Torah; e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moshe, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da Torah. Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada. Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que, voluntariamente, aceitaram voto; toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a Torah” At 21.18-24.
Entre muitos outros versículos. Sha’ul também pregava contra a imposição das leis de Moshe para os gentios, além também de pregar contra a justificação pela Torah. A Torah não salva, mas não cumprir a Torah por rebeldia, traz maldição. E as escrituras ainda dizem que o pecado é a transgressão da Torah (I Jo 3.4), como podem então pregar contra o cumprimento da Torah se o pecado é a transgressão da Torah? Então vemos que na verdade existe a pregação contra o legalismo e contra a imposição da Torah para os gentios, como nos é informado em Atos 15. Resumindo, a pregação de Sha´ul é a seguinte: Judeus vivam como judeus crendo em Ieshua e cumprindo as alianças perpétuas firmadas pelo Eterno, e gentios vivam como gentios observando as leis de Atos 15 e crendo em Ieshua e buscando conhecimento estudando-se a Torah na sinagoga no shabat para poder então entrar definitivamente na aliança do Eterno através do Ungido.
Não deve haver discriminação entre os judeus e os gentios crentes em Ieshua, pois um gentio que observa o que foi ordenado em Atos 15 é tão justo quanto um judeu que observa os mandamentos ordenados no Sinai. Não há judeu e nem gentio no que diz respeito ao acesso ao Eterno, e à salvação, porém cada um deve cumprir o ser papel, os judeus devem cumprir o papel de judeus entre os judeus, e os gentios devem cumprir o papel que o Eterno lhes atribuiu entre as nações.