Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
Os Judeus – Testemunhas de Yahweh 

Os Judeus – Testemunhas de Yahweh 

“Portanto, vós sois as minhas testemunhas, diz j Yahweh, de que eu sou Deus” (Is. 43:12).
“Ainda que eu faça uma destruição total de todas as nações entre as quais te espalhei, contudo
não farei uma destruição total de ti” (Jr. 30:11).

Os judeus, os descendentes de Abraão por meio de Isaque e Jacó, têm um lugar especial no propósito de Deus com a humanidade. Eles foram recipientes e guardiões da revelação escrita de Deus. Por meio deles, Deus levantou Seu Filho, seu Messias. Em sua libertação do Egito e sua história subsequente, eles se tornaram testemunhas da verdade das promessas de Deus a eles e, portanto, testemunhas de Sua existência.

O papel deles não cessou com a primeira vinda de Jesus, pois seu reagrupamento no século XX, em cumprimento à profecia bíblica, é um testemunho da proximidade da segunda vinda de Jesus, e o foco para a revelação do poder divino para salvá-los da agressão internacional. Isso fará com que o Nome de Deus seja conhecido entre todas as nações, e estabelecerá Jerusalém como o centro do Reino de Deus.

Os crentes gentios recebem o título das promessas feitas aos pais de Israel por meio da crença no evangelho (também descrito como a Esperança de Israel) e do batismo em Jesus Cristo. Se fiéis, eles farão parte de “todo o Israel [que] será salvo” (Rm 11:26) quando Jesus vier.

Amados por amor aos pais

Os filhos de Israel foram selecionados como o canal da revelação divina porque eram descendentes dos pais fiéis, Abraão, Isaque e Jacó, não por sua excelência moral. Esperava-se que eles mostrassem uma fé semelhante ao crer e obedecer à Lei de Deus. Dessa forma, eles se tornariam um exemplo para as nações vizinhas e cumpririam seu chamado como um reino de sacerdotes e uma nação santa. (Gn 12:2; 13:15,16; 22:16-18; Ex 19:4-6; Dt 4:5-8; 7:6-11; Jo 8:39)

Um povo da aliança

Os descendentes de Jacó foram forjados em uma nação distinta no Egito. Sua libertação foi um ato de sinal que mostrou Deus como um Deus de julgamento, poder e graça. Este evento é comemorado anualmente quando os judeus guardam a Páscoa para celebrar sua redenção do Egito. No Sinai, seu chamado foi confirmado quando eles concordaram em ser obedientes à lei de Deus. Esta aliança foi renovada com a geração que realmente entrou na Terra da Promessa, Canaã, e é a base do tratamento de Deus para com eles, como testemunhado por sua história: “De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos conheci; portanto, eu vos castigarei por todas as vossas iniquidades”. (Amós 3:2; Gn 15:13,14; Ex 1:7; 9:13-16; 12:15,17; 24:7; Dt 4:23,24; Js 24:21-25; Rm 3:1,2)

A dispersão e a reunião

de Israel foram oferecidas prosperidade e bênção em troca da obediência, mas privação e maldição se desobediente. A desobediência contínua resultaria na remoção
da terra e na dispersão entre as nações, onde seriam oprimidos e se tornariam um provérbio. Ambos os resultados foram experimentados pela
nação. As bênçãos foram abundantes nos reinados de Davi e Salomão e outros reis fiéis; problemas e cativeiro vieram após a desobediência contínua,
culminando na deportação das dez tribos para a Assíria e das duas tribos para a Babilônia.

Após a rejeição nacional de Jesus como seu Messias, a nação foi espalhada pelo mundo por quase dois milênios, e Jerusalém tornou-se
sujeita ao controle gentio. No entanto, sua identidade nacional foi preservada, um testemunho de que Deus mantém Sua palavra.

As promessas de Deus também permitiram seu retorno e restabelecimento como uma nação na Terra Prometida. Isso se tornou realidade em 1948, e toda
Jerusalém ficou sob controle judaico em 1967. No entanto, os profetas nos dizem que essa situação será oposta por outras nações, resultando em um
ataque internacional que exigirá que a nação seja salva pela intervenção divina no retorno de Jesus. (Dt 28; Lv 26; Joel 3:1,2,9-17,20,21; Zc 14; Lc 21:20-27)

Não rejeitado

Alguns argumentam que a desobediência persistente de Israel, culminando no assassinato de seu Messias, significa que a nação foi rejeitada e seu lugar tomado pelos crentes em Jesus Cristo. Paulo refuta especificamente essa ideia. Os judeus ainda são a base da obra de salvação de Deus, mas os gentios podem, pela fé, compartilhar as promessas, que serão cumpridas no retorno de Jesus, quando “todo o Israel será salvo” (Rm 11:26).

Este folheto é produzido pela The Testimony Magazine, 26 Tiercel Avenue, Norwich NR7 8JN, para encorajar o estudo pessoal e eclesial dos princípios bíblicos. Mais cópias para distribuição são encorajadas.

Tags: