Pix.: 22992540111 (Qualquer ajuda é bem Vinda. Gratidão)
Inicio | Temas Bíblicos |Leia a Biblia Leia a Bíblia | Post´s em Espanhol |Doações |Contato
Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem enviaste. JOÃO 17:3
faceicon
O Arrebatamento Não Está na Bíblia

 

OArrebatamento Não Está na Bíblia

A palavra arrebatamento — nem a doutrina do arrebatamento secreto — não é encontrada em nenhuma tradução da Bíblia. Além disso, nenhum cristão acreditou ou mencionou a doutrina do arrebatamento em nenhuma literatura cristã antes de 1830, e a vasta maioria dos cristãos e denominações cristãs hoje não acredita ou ensina a doutrina do arrebatamento.

A Origem do Arrebatamento

A origem da doutrina do arrebatamento começa com o ministro escocês Edward Irving (1792–1834). A igreja de Irving era uma mistura de uma estrutura católica de High-Church e uma cultura muito carismática de falar em línguas. Em 1832, a Igreja da Escócia demitiu Irving de sua posição como ministro por seus ensinamentos carismáticos. Irving então formou a Igreja Católica Apostólica. O movimento de Irving cresceu e se tornou a base do pentecostalismo moderno.

Em 1830, durante uma das sessões de Irving, uma jovem escocesa, Margaret MacDonald, entrou em transe. Após várias horas de profecia, Margaret teve uma visão de que o retorno de Cristo ocorreria em duas fases, não apenas uma. Cristo viria primeiro visivelmente apenas para os justos e os “arrebataria” da terra, e então Ele viria uma segunda vez para executar a ira sobre os injustos nas nações. Irving alegou que ele também tinha ouvido uma “voz” do céu ordenando-lhe que ensinasse o arrebatamento secreto .

Isso poderia ter passado despercebido, exceto pelo fato de que John Darby (1800–1882), um ministro inglês e pioneiro do movimento Plymouth Brethren, ouviu sobre os ensinamentos de Irving e viajou para a Escócia para aprender sobre o arrebatamento secreto . Foi Darby quem desenvolveu os argumentos “escriturísticos” para apoiar a doutrina do arrebatamento.

Darby viajou para os Estados Unidos da América e conheceu Dwight L. Moody (1837–1899), o fundador do Moody Bible Institute e da Moody Press em Chicago. Moody adotou a doutrina do arrebatamento e se tornou um disseminador mundial da doutrina do arrebatamento e do dispensacionalismo (a futura tribulação de sete anos) por meio de sua prensa tipográfica.

Mais tarde, Cyrus I. Scofield (1843–1921) publicou a Scofield Reference Bible (1909), que foi a primeira Bíblia a colocar títulos no texto junto com o próprio comentário de Scofield nas notas de rodapé. Ele acrescentou o título em Mateus 24 “Jesus Prediz o Arrebatamento”, levando as pessoas a acreditarem que era disso que Jesus estava falando — porque, afinal, estava na Bíblia.

Depois disso, Lewis Sperry Chafer (1871–1952) fundou o Instituto Teológico de Dallas (mais tarde renomeado Seminário Teológico de Dallas) em Dallas, Texas, e ele e seu instituto começaram a fortalecer a base teológica da doutrina do arrebatamento e do dispensacionalismo.

O autor Tim LaHaye (1926–2016) tornou a doutrina do arrebatamento muito popular com sua série de livros Deixados para Trás (1995–2007).

O que precisa ser entendido é que, durante os primeiros mil e oitocentos anos da história da igreja, ninguém acreditou no arrebatamento; é um fenômeno relativamente moderno que é, de fato, único e restrito a algumas denominações protestantes no mundo ocidental. Não está enraizado teologicamente na Bíblia.

Há alguns proponentes da doutrina que apontam para um texto antigo escrito por Efrém, o Sírio (303–373 d.C.), no qual ele aludiu ao arrebatamento ao falar sobre os crentes sendo reunidos ao Senhor antes da tribulação. O problema é que, com base em evidências esmagadoras, é universalmente aceito pelos estudiosos que este texto não foi escrito por Efrém, mas por alguém fingindo ser Efrém, assim chamado pseudo Efrém . Além disso, as palavras que aludem a uma ideia de arrebatamento são uma tradução incorreta do grego para o latim.

Escrituras usadas para apoiar o arrebatamento

Primeiro, deve ser entendido que não há menção ao arrebatamento em Apocalipse. De todos os livros da Bíblia, alguém esperaria encontrá-lo em Apocalipse, mas ele não está lá. Apenas três textos de prova na Bíblia são usados ​​para tentar apoiar a doutrina do arrebatamento.

Em Mateus 24:40 (também Lucas 17:34 ), Jesus fala de diferentes cenários de um sendo levado e o outro sendo deixado para trás. Aqueles que acreditam no arrebatamento usam esta passagem para mostrar que os justos serão arrebatados da terra, enquanto os ímpios são deixados para trás para enfrentar o julgamento de Yahweh. Mas isso é ler muito sobre o que significa ser “levado”. Como não há menção de direção ou da natureza de ser levado, é preciso olhar para o contexto para entender. Antes deste versículo, Jesus afirma que Seu retorno será como foi nos dias de Noé. Então Ele conta a história do que aconteceu nos dias de Noé: toda a humanidade que era ímpia foi varrida pelo dilúvio, enquanto aqueles que foram deixados para trás eram os justos, que continuaram a viver na terra. Então, no contexto da história de Noé, é uma bênção ser deixado para trás na terra; ser levado significa ser levado em julgamento.

Ao longo do contexto desta passagem, Jesus usa uma linguagem de julgamento que lembra a destruição de Jerusalém pela Babilônia e o exílio dos israelitas. Aqueles que foram levados para o exílio foram os julgados por Yahweh, enquanto aqueles deixados para trás foram o remanescente que recebeu graça. Além disso, o ensinamento de Jesus na Parábola do Joio ( Mt 13:36-43 ) confirma esta interpretação. Na parábola, o Filho do Homem envia Seus anjos para reunir os filhos do diabo e jogá-los na fornalha ardente, enquanto o trigo é deixado para trás.

Em 1 Tessalonicenses 4:13-18 , Paulo diz que os crentes que morreram e então aqueles que ainda estão vivos serão arrebatados no ar para encontrar Jesus. Aqueles que acreditam no arrebatamento dizem que esta passagem está se referindo ao arrebatamento. O contexto é que os crentes a quem Paulo estava escrevendo estavam preocupados com aqueles que já haviam morrido devido à perseguição e temiam que perderiam o retorno de Jesus e Sua vinda do Reino de Yahweh à Terra. Os judeus e os primeiros cristãos acreditavam que o Reino de Yahweh viria fisicamente à Terra ( Atos 1:4-11 ). A pergunta deles não era quando o arrebatamento aconteceria, mas se os crentes mortos perderiam a bênção do Reino de Yahweh quando ele viesse à Terra. Paulo respondeu dizendo que quando a trombeta for tocada para todos ouvirem — não um arrebatamento secreto — então os mortos serão ressuscitados e se juntarão aos que estão vivos, e todos serão arrebatados nas nuvens para encontrar Jesus no ar quando Ele vier à Terra. Não diz que eles serão levados para o céu.

A palavra grega para “encontro” ( apantesin ) em 1 Tessalonicenses 4:17 também é usada em Mateus 25:6 e Atos 28:15 . Em ambos os lugares, refere-se às pessoas saindo para encontrar um dignitário e então o acompanhando de volta ao lugar de onde vieram. A imagem que Paulo está usando é a do retorno de um rei à sua cidade. Todos que viviam em uma cidade murada conheciam o protocolo do retorno de um rei: o vigia chamaria aquele que estava se aproximando, e o rei tocaria sua trombeta para anunciar sua vinda ( Sl 24 ). O povo da cidade sairia imediatamente da cidade para encontrá-lo, e eles conduziriam o rei de volta à sua cidade com grande celebração. Da mesma forma, Jesus virá do céu para retornar à terra a fim de governar. Os crentes sobem ao ar para encontrá-lo, conduzem-no de volta à terra e então reinam com Ele na terra no Reino de Yahweh. Além disso, Paulo espera que esse evento também traga o julgamento final sobre os descrentes, o que só acontece na segunda vinda de Jesus.

Em 1 Coríntios 15:50-54 , Paulo escreve: “Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados — num piscar de olhos, ao som da última trombeta.” Aqueles que acreditam no arrebatamento dizem que Paulo está se referindo ao arrebatamento. No entanto, não há nenhuma sugestão de arrebatamento ou de ser levado; toda a linguagem é sobre ser ressuscitado e transformado.

Conclusão

Se o arrebatamento fosse um evento tão significativo, então seria de se esperar ver mais do que apenas três passagens vagas sobre ele, e certamente seria de se esperar vê-lo como um evento importante no livro do Apocalipse, que é especificamente sobre o retorno de Jesus Cristo.

A Bíblia também deixa claro que o retorno de Jesus acontecerá quando ninguém esperar ( Mt 24:27 ; 1Co 15:52 ; 1Ts 5:2 ; 2Pe 3:10 ). Um arrebatamento não permite isso; quando os crentes forem arrebatados, todos saberão que Ele retornará em sete anos.

Por toda a Bíblia, a ênfase tem sido sobre o Reino de Yahweh vindo à terra ( Mt 6:9-10 ), não sobre os crentes sendo levados para o céu. Sim, aqueles crentes que morrem vão para o céu, mas este é um breve comentário na Bíblia. O foco esmagador está no Reino de Yahweh vindo à terra — com todos aqueles que já morreram — onde Jesus reinará fisicamente. Aqueles que são removidos da terra são aqueles que morrerão em julgamento.

O povo do dilúvio foi destruído no julgamento, enquanto Noé e sua família foram preservados na Terra.

Sodoma e Gomorra foram destruídas no julgamento, enquanto Ló e sua família foram preservados na terra.

Os egípcios foram destruídos no julgamento, e os israelitas foram preservados na terra.

Os israelitas rebeldes do deserto foram mortos repetidas vezes em julgamento, enquanto os israelitas fiéis foram preservados na terra.

Jericó foi destruída no julgamento, enquanto Raabe e sua família foram preservadas na terra.

O povo perverso de Israel e Judá, durante o tempo dos reis, foi levado e destruído pelos assírios e babilônios, e o remanescente fiel foi preservado na terra.

Este é o padrão de julgamento em toda a Bíblia. Portanto, quando Jesus retornar, os ímpios serão tirados da terra, e os crentes permanecerão na terra para reinar com Cristo para sempre.

Tags: